A cozinha na 9ª Porta

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cozinha simples

Quando comecei a cozinhar, comecei pelos doces e era ainda muito nova,  motivada não só pelo gosto, como também pelo facto da minha mãe não saber fazer nada nessa área da cozinha. Lembro-me de por um banco junto ao fogão para ficar a ver a minha mãe a fazer um simples pudim da Boca doce, que mesmo assim deixava agarrar.  Fiz muita asneira e aprendi que as coisas mais simples são as mais difíceis de fazer bem. Por isso é bom saber os truques e ter todas as ferramentas necessárias.
Algumas coisas simples:

Os ovos:
Duram mais no frigorífico se forem colocados com a ponta para baixo.
Duram até 10dias no frigorífico.
Para saber se ainda estão bons, coloque o ovo num copo de água, se ficar a flutuar (aumento da câmara de ar, clara mais liquida) esta estragado, se ficar na horizontal no fundo do copo está fresco, se ficar com a ponta para baixo e flutuar no fundo não está fresco mas ainda não está estragado.

Para cozer deve por o ovo em água fria e deixar ferver (não ponha o fogo muito alto) durante10minutos, depois passar por água fria de imediato.

Para estrelar o ovo de forma a ficar com a clara cozida e a gema liquida, deve usar uma frigideira anti-aderente e um fio de azeite ( mais saudável) ou manteiga, deixe aquecer o azeite e junte o ovo com cuidado, previamente partido para uma taça pequena. Cozinha em cerca de 2minutos.

Os Ovos mexidos segundo o chefe de cozinha Gordon Ramsay devem ficar leves e fofos para isso deve usar uma caçarola, não deve bater os ovos antes, deve usar uma espátula (Salazar) para mexer e não deve juntar sal. Coloque três ovos com cerca de 40g de manteiga na caçarola, vá aumentando o calor e mexendo, o segredo é tirar do fogão continuar a mexer e voltar a colocar no fogão (mexendo sempre) e por fim junte um fio de natas e tempere com sal e pimenta (pode também juntar ervas frescas como o cebolinho)

Para doces e bolos use sempre o tamanho M, algumas receitas mais rigorosas têm os ovos ao peso, um ovo médio (sem casca) pesa cerca de 45 a 50g.
Para as Claras em castelo deve juntar uma pitada de sal e um pouco de sumo de limão,se desejar obter mais volume e solidez, deixe as claras à temperatura ambiente 1 hora antes de começar a bater. Não deve ter gordura nem água o recipiente onde vai bater as claras.
Quando misturar as claras aos restantes ingredientes da receita, faça-o com cuidado e envolva sempre no mesmo sentido.

Sem comentários: