A cozinha na 9ª Porta

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A batata

Formas de prepara e comer:

Batata anna – prato de acompanhamento da culinária francesa. Rodelas espessas de batatas comprimidas umas às outras e fritas. Em seguida, vão ao forno para gratinar.
Batatas fritas – cortadas em fatias finíssimas e fritas. São servidas crocantes e conhecidas no mundo todo.
Batata noisette – Forma de preparo de batata que consiste em cortá-la em pequenas esferas, douradas na manteiga e servida com salsa.
Batata rösti – prato típico da cozinha suíça, tem o formato de uma panqueca e é feito com batatas cozidas, que ficam 12h descansando antes de serem raladas. Depois disso, são fritas com manteiga e óleo. O termo rösti refere-se a produtos que, uma vez preparados, ficam dourados e crocantes.
Batata sauté – preparo francês do alimento dourado na manteiga ou óleo antes do seu cozimento. É o mesmo que salteado. 
Tortilla de batata – a mistura de grossas lâminas de batatas, ovos e azeite (com recheio ou não), dá nome à essa tradicional omelete na Espanha. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
A batata é a quarta fonte de alimento para a humanidade, superada apenas pelo arroz, trigo e milho. É pobre em gordura e uma importante fonte de fósforo e vitaminas B e C.A batata começou a ser cultivada pelos incas há cerca de um milénio e chegou à Europa pelos colonizadores espanhóis no século 16.

Sem comentários: